Teatro

  • Quarta-feira, 24 de Maio
  • A tarefa de viver é dura, mas fascinante
Teatro

Matéria

Sexta-feira, 19.05.17 às 00:00 / Atualizado em 18.05.17 às 17:27

Clássico da ficção científica será encenado no Sesi

Beto Carlomagno
Mariana Chama/Divulgação Cia. Solas de Vento - 19052017
Espetáculo da Solas de Vento tem sessões hoje e amanhã

Um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica mundial, Viagem ao Centro da Terra, de Júlio Verne, será encenado em Rio Preto neste fim de semana no teatro do Sesi como parte do programa Sesi Viagem Teatral. Serão duas sessões gratuitas, uma nesta sexta-feira, 19, e outra no sábado, 20, ambas às 15h. Pelas mãos da Cia. Solas de Vento, de São Paulo, Viagem ao Centro da Terra se torna uma releitura da obra original, adaptando para os palcos o texto de Verne utilizando suas principais características: circo, dança, manipulação de objetos e bonecos, e tecnologia, com o uso de projeções.

“Foi um projeto desafiador, o que é um grande prazer. Demos de cara com essa imensidão da obra de Verne e nos debruçamos estudando cada um dos elementos para fazer a transposição. Os personagens principais foram o foco e, depois, com propriedade em suas histórias, partimos para os elementos restantes”, conta Ricardo Rodrigues, um dos fundadores da companhia, produtor do espetáculo e integrante do elenco. As projeções são elemento central na trama. A companhia usa seis câmeras para transpor toda a grandiosidade daquele mundo. “Mas também trabalhamos muito com proporções e a ilusão, utilizando madeira e os bonecos”, explica Ricardo.

Por exemplo, quando eles devem entrar em uma sala gigantesca, os atores dão lugar aos pequenos bonecos. Já o contrário é feito criando uma pequena sala com pedaços de madeira, fazendo o próprio elenco parecer gigante. Viagem ao Centro da Terra é a segunda adaptação da Cia. Solas de Vento de uma obra de Verne. A primeira foi A Volta ao Mundo em 80 Dias, e mais uma virá no futuro, garante Ricardo. “Queremos fazer uma trilogia, mas ainda não decidimos qual será o terceiro espetáculo.”

Oficina

Além das duas apresentações, a Cia. Solas de Vento realiza no Sesi neste sábado, 20, às 9h, uma oficina gratuita sobre Dramaturgia Corporal. “Realizaremos um trabalho em duplas onde o corpo do outro é o material para a construção da história”, diz.

Serviço

  • Viagem ao Centro da Terra, sexta, 19, e sábado, 20, às 15h, no Teatro do Sesi Rio Preto. Ingressos reservados pelo Meu SESI (www.sesisp.org.br/meu-sesi)

 

Comentários

Recomendadas

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 15,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Facilite seu acesso agregando uma
conta de rede social ao seu perfil
Sexo
Confirme seu cadastro

Para acessar nossos conteúdos especiais é necessario que você ative seu cadastro.

Acesse seu e-mail e clique no link que lhe enviamos. Caso não tenha recebebido, digite abaixo seu e-mail.