Diário da Região
ESPORTES

Timão, Tricolor e Peixe têm dificuldades para contratar

ATRÁS DE REFORÇOS

por Agência Estado
Publicado em 24/12/2016 às 23:00Atualizado em 20/01/2022 às 01:37
Técnico Fábio Carille pretende recorrer à base do Corinthians (Rodrigo Gazzanel/Agência Corinthians)
Galeria
Técnico Fábio Carille pretende recorrer à base do Corinthians (Rodrigo Gazzanel/Agência Corinthians)
Ouvir matéria

Exceto pelo Palmeiras, cujo cofre será abastecido pelos R$ 80 milhões da parceira Crefisa, em contrato a ser renovado em janeiro de 2017, os demais clubes de São Paulo terão de se desdobrar para refazer e fortalecer elencos com dinheiro pequeno e contado. Dos quatro grandes, o Corinthians é quem larga por último nesta corrida. Afinal, somente na quinta-feira a sua diretoria confirmou Fábio Carille como substituto do técnico Oswaldo de Oliveira, cujo trabalho foi reprovado à frente de um grupo que deixou a desejar no segundo semestre.

Dorival Júnior terá investimentos modestos na equipe do Santos

No orçamento para 2017, míseros R$ 13 milhões. Até agora, apenas duas contratações foram feitas: Jô, que estava no Jiangsu Suning, da China, e Luidy, que fez seis gols pelo CRB na Série B do Campeonato Brasileiro deste ano. Pouco para um time que se propõe a recuperar seu prestígio e a fazer frente aos rivais. Fábio Carille, no clube desde 2009, terá de se valer da base (ele estará de olho na Copa São Paulo de Futebol Júnior) e da troca de jogadores.

Corre riscos ainda de perder alguns jogadores do elenco como o goleiro Cássio, o atacante Marlone e o meia Rodriguinho. “Sabemos da necessidade de reforços”, admitiu o treinador. O São Paulo terminou o ano dando alguma esperança para seu torcedor após a contratação do ídolo Rogério Ceni para comandar a equipe no lugar de Ricardo Gomes. A diretoria tem trabalho mais calada, mas já levou para o Morumbi três bons jogadores: o goleiro Sidão e os atacantes Wellington Nem e Neilton.

Rogério Ceni dá mais esperança ao torcedor do São Paulo

Todos os reforços tiveram o aval do treinador, que ainda quer reforços para o setor de meio de campo. Tanto Corinthians quanto São Paulo estarão em pré-temporada na Florida Cup, nos Estados Unidos, e atentos ao Paulistão - ambos não se classificaram para a Libertadores. Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana serão as outras competições da temporada.

Palmeiras e Santos, primeiro e segundo colocados no Brasileirão, respectivamente, miram a Libertadores. O campeão nacional também trocou de técnico, Cuca por Eduardo Baptista, e de presidente, Paulo Nobre por Maurício Galiotte. Há muita expectativa para saber quem será o substituto de Gabriel Jesus, que vai se apresentar ao técnico Pep Guardiola no Manchester City em janeiro. Contratações pontuais foram feitas como Keno, do Santa Cruz.

Eduardo Baptista precisa escolher um substituto para Gabriel Jesus

O clube ainda busca um reforço de impacto. Dinheiro não falta. Na Vila Belmiro, os investimentos serão mais modestos, possivelmente de sul-americanos. O técnico Dorival Júnior também precisa saber se não perderá dois importantes jogadores: o centroavante Ricardo Oliveira e o meia Lucas Lima. Sem eles, o Santos vai se enfraquecer na caminhada pela América. Até agora, os reforços são para compor elenco.