Música

  • Quarta-feira, 24 de Maio
  • A tarefa de viver é dura, mas fascinante

Matéria

Sábado, 20.05.17 às 00:00 / Atualizado em 19.05.17 às 17:52

Concerto na região celebra Mozart

Francine Moreno
Divulgação Concerto de 2015 - 20052017
Cena do primeiro concerto, de 2015, dedicado a Tchaikovsky

Votuporanga será palco neste sábado, 20, do 3º Concerto a Dois Pianos. Nesta edição, os pianistas Bruna de Lima, Teresinha Bataglia e André Pignatari irão homenagear o influente compositor austríaco do período clássico, Wolfgang Amadeus Mozart, um dos maiores artistas da música clássica. O evento será às 20h30, no Centro de Convenções Jornalista Nelson Camargo.

As músicas do repertório serão interpretadas em dois pianos de cauda. Além de Teresinha - que trabalha com música há 50 anos, referência da música instrumental na região, Bruna e Pignatari Filho -, o evento terá a participação do pianista convidado Djalma Silva. Para impulsionar a interpretação, haverá ainda atuação de Mariane Lagoin (1º violino), Evelyn Fiori (2º violino), Maria Fernanda Brigati (3º violino), Alex Massuia (1º violoncelo) e Gabriel Souza Lopes (2º violoncelo).

O projeto teve início em 2015, quando o artista homenageado foi Tchaikovsky, o mais famoso compositor romântico russo, que compôs gêneros como sinfonias, concertos, óperas, ballets para música de câmara e obras para coro para liturgias. Na sequência, em 2016, o concerto fez um tributo a Beethoven, compositor alemão do período de transição entre o Classicismo e o Romantismo.

O programa, que pode ser conferido nesta reportagem, traz obras de Mozart e outros compositores. O repertório oscila desde o ‘Classicismo Brilhante’, com as características próprias das composições de Mozart, até o tango de Piazzolla. A estratégia, segundo Bruna, é, junto com os tangos, reunir músicas eruditas conhecidas e introduzir algumas não tão populares para ampliando o conhecimento erudito do público.

A ideia é estimular também a continuação do projeto e a cultura da música erudita entre as cidades do Interior. “A estratégia para alcançar esses objetivos é proporcionar aos espectadores traços de glamour próprios de apresentações como estas e, principalmente, apresentando um repertório de músicas eruditas conhecidas que agradem o gosto popular. Algumas poucas músicas são menos conhecidas, mas tudo é muito explicativo, didático, incluindo a história de Mozart”, diz.

 

André Pignatari, Teresinha Bataglia e Bruna de Lima - 20052017 Os pianistas André Pignatari, Teresinha Bataglia e Bruna de Lima, que resgatam no concerto desta noite trechos de composições de Mozart

Bruna espera que, por meio dos concertos, o grupo consiga fazer a diferença na sociedade e contribuir para a disseminação e o resgate da música erudita em pequenos centros, atuando na popularização e no acesso a esta arte. “Também achamos que estamos compactuando para que haja o estímulo a ações de ajuda ao próximo, através de ações de caridade.”

Para assistir ao concerto é preciso trocar 5 quilos de alimentos (arroz, feijão, macarrão ou óleo) ou cinco litros de leite no supermercado Santa Cruz Centro e Pozzobon. Até a última sexta-feira, 19, restavam apenas 40 convites disponíveis, de 400 colocados à disposição. Nos anos anteriores, foram arrecadados quase 4 toneladas de alimentos, que foram distribuídos em três instituições de caridade. Como o concerto é beneficente, pianistas e convidados não recebem cachês.

A cada edição, uma surpresa é apresentada. Desta vez, as partituras serão exibidas em um telão ao fundo do palco. O objetivo é que o público acompanhe e perceba o nível de dificuldade das obras. Depois de Votuporanga, o Concerto a Dois Pianos - Mozart será levado para outras cidades da região. Em Mirassol, está agendada uma apresentação no dia 27 de maio, e em Jales, no dia 28.

Serviço

  • 3º Concerto a Dois Pianos - Mozart. Sábado, 20, às 20h30, no Centro de convenções Jornalista Nelson Camargo. Informações: (17) 99607-1800 e 99703-3759

Programa

Mozart

  • Sinfonia Nº 40 em sol menor, 1º movimento
  • Concerto para piano Nº 20, trecho do 1º movimento
  • Sonata para piano Nº 16, 1º movimento
  • Sonata para piano Nº 11 em lá maior, 1º movimento - Alla Turca
  • Sonata para piano a quatro mãos K.381 em ré maior
  • Serenata Nº 13 em sol maior, 1º movimento
  • A Flauta Mágica, ária Nº 14

Outros compositores

  • A Bela Adormecida, valsa (Tchaikovsky)
  • Concerto para piano Nº 21, 2º movimento
  • Winter. 4 Estações Porteñas (Piazzolla)
  • Adios Nonino (Piazzolla)
  • Jalousie (Jacob Gade)
  • Por uma Cabeza (Carlos Gardel/Eduardo Bataglia)

 

Comentários

Recomendadas

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 15,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Facilite seu acesso agregando uma
conta de rede social ao seu perfil
Sexo
Confirme seu cadastro

Para acessar nossos conteúdos especiais é necessario que você ative seu cadastro.

Acesse seu e-mail e clique no link que lhe enviamos. Caso não tenha recebebido, digite abaixo seu e-mail.