Literatura

  • Terça-feira, 22 de Agosto
  • Se não existe esforço, não tem progresso!

Matéria

Quarta-feira, 07.12.16 às 00:00 / Atualizado em 07.12.16 às 00:00

Cartunista Orlandeli é convidado a recriar o Chico Bento

Beto Carlomagno
Orlandeli - 07122016
Preservar as características básicas do Chico Bento foi a principal preocupação de Orlandeli. “O personagem já existe, estou apenas pegando ele emprestado para contar essa nova história”

O clássico personagem Chico Bento, de Mauricio de Sousa, ganhará uma releitura em 2017 pelas mãos do cartunista e ilustrador rio-pretense Walmir Orlandeli. A novidade foi anunciada no último domingo, 4, durante um painel que contou com a presença de Maurício de Sousa na Comic Con Experience, em São Paulo. A graphic novel faz parte da linha Graphics MSP, que apresenta novas versões dos personagens clássicos criados por Sousa pelas mãos dos mais diversos artistas.

O projeto é um desdobramento da série de livros MSP 50 - Mauricio de Sousa Por 50 Artistas, lançada em 2009, quando a Mauricio de Sousa Produções completou 50 anos. A série trazia 50 artistas convidados criando releituras dos personagens da Turma da Mônica. A ideia fez tanto sucesso que desencadeou dois novos projetos especiais, um em 2010 e outro em 2011, e uma série de graphic novels lançadas anualmente desde 2012.

 

vida_chico - 07122016

“Vimos nesse projeto uma oportunidade de trazer de volta para o Mauricio de Sousa aquele leitor juvenil e adulto. Aquele leitor que cresceu lendo os quadrinhos dele, mas que se distanciou quando foi ficando mais velho. Falei com o Maurício sobre essa possibilidade e ele me disse: ‘Você vai cuidar bem dos meus filhos?’. Desde então, cuido de todo o processo de seleção dos artistas, dos personagens que ganharão a releitura e, em alguns casos, do ponto de partida da história”, explica Sidney Gusman, editor responsável pelo selo Graphic MSP.

Segundo Sidney, a ideia é fazer uma abordagem adulta desses personagens, mas sem a necessidade de apelar para temáticas polêmicas. “Afinal, são personagens de Mauricio de Sousa, em um momento ou outro uma criança terá a curiosidade de olhar essas publicações. Por exemplo, em uma das graphic novels já publicadas, uma das personagens fica grávida, mas não incluímos uma cena de sexo. Não tinha a necessidade.”

E foi o próprio Sidney que convidou Orlandeli para participar. O cartunista já havia contribuído para o projeto original, MSP 50, recriando o personagem Capitão Feio, e agora foi incumbido de dar nova cara para Chico Bento, uma das criações mais famosas de Mauricio de Sousa. “A indicação do personagem partiu do próprio Sidney, que fez o convite perguntando se gostaria de produzir uma Graphic MSP do Chico Bento. Claro que topei na hora. Aliás, considero um privilégio desenvolver algo dentro do universo do Chico Bento”, conta Orlandeli, que cresceu lendo o personagem.

 

vida_turma-da-mônica - 07122016 Além da graphic novel do Chico Bento, prevista para abril, durante a Comic Con Nordeste, serão lançadas outras duas histórias pelo selo Graphics MSP: Capitão Feio e Turma da Mônica 3, a cargo de outros artistas

“Estudei muito (para produzir a graphic novel). A infância toda, pelo menos. Li muito Chico Bento, então foi tranquilo. O máximo que fiz foi caçar algumas informações específicas que aparecem na história para não correr o risco de ser traído pela memória. Mas, no geral, foi como visitar um lugar onde vivi por muito tempo”, afirma o cartunista. Mas não foi só na companhia de Chico Bento que o artista rio-pretense passou a infância. Toda a obra de Mauricio de Sousa esteve presente enquanto Orlandeli crescia, influenciando, inclusive, na sua decisão de trabalhar com quadrinhos.

“Com a Turma da Mônica aprendi a gostar de quadrinhos. Colecionava tudo. Não tinha melhor lugar no mundo do que dentro de uma banca de revistas. Na época, vinham umas páginas que ensinavam a desenhar as personagens. Recortava tudo, juntava numa pasta e ficava praticando. Se hoje trabalho com quadrinhos, Maurício de Sousa tem boa parcela de responsabilidade nisso. Por essas e outras que fico realmente feliz e honrado em poder participar desse projeto. Uma forma de agradecer todos os bons momentos que vivi com suas histórias.”

Para a produção das releituras, Sidney afirma que os artistas têm toda a liberdade, desde que respeitem a essência dos personagens. “O Chico Bento já ganhou uma versão anterior feita pelo (cartunista) Gustavo Duarte, que era mais inclinada para o humor. Já a história do Orlandeli, que é um talento, caminha mais pelo lado da aventura e do emocional.” E manter as características básicas do personagem foi a principal preocupação de Orlandeli. 

 

vida_capitão-feio - 07122016

“Não senti nenhuma amarra do ponto de vista da criação. O cuidado maior é algo que vejo mais como coerência que como regra. Se estou fazendo uma história com o Chico Bento, não posso, jamais, criar uma nova personalidade ou algo que descaracterize o personagem original. O personagem já existe, estou apenas pegando ele emprestado para contar essa nova história. Chico Bento é um personagem riquíssimo, tem um humor nato e, ao mesmo tempo, uma pureza incrível que permite explorar diferentes faces em uma mesma narrativa.”

O Chico Bento de Orlandeli será lançado em abril do ano que vem, durante a Comic Con Nordeste, e será a primeira Graphic MSP do ano. Em seguida, o selo lança Turma da Mônica 3, de Luciana e Vitor Cafaggi, continuação de Laços (2013) e Lições (2015). Por fim, uma nova versão do Capitão Feio, feita pelos gêmeos Magno e Marcelo Costa, será lançada ainda em 2017.

 

Capitão Feio - 07122016 Esta não é a primeira experiência com o universo de Mauricio de Sousa: há alguns anos, Orlandeli foi convidado a recriar o personagem Capitão Feio no projeto MSP 50

 

Comentários

Recomendadas

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 15,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Facilite seu acesso agregando uma
conta de rede social ao seu perfil
Sexo
Confirme seu cadastro

Para acessar nossos conteúdos especiais é necessario que você ative seu cadastro.

Acesse seu e-mail e clique no link que lhe enviamos. Caso não tenha recebebido, digite abaixo seu e-mail.