Cidades

X
  • Domingo, 20 de Agosto
  • Se não existe esforço, não tem progresso!
Cidades

Matéria

Sexta-feira, 21.04.17 às 00:00 / Atualizado em 20.04.17 às 21:33

Vizinhança solidária

Major PM Marcelo Perin Monteiro
Orlandeli Arte - Proteja-se - 21042017

O Quinquagésimo Segundo Batalhão de Polícia Militar do Interior implantou recentemente o Programa Vizinhança Solidária no Distrito de Ecatu, circunscrição do município de Tanabi. O Programa foi implantado em parceria com a Associação dos Moradores de Ecatu e visa estimular atitudes positivas na busca da valorização da prevenção primária.

A prevenção primária, que é um conjunto de ações destinadas a reduzir a ocorrência de infrações penais e perturbações da ordem, está ligada à capacidade de reconhecer situações que possam gerar um fato ilícito. Sabemos que o delito acontece onde há maiores chances de sucesso para o infrator, seja por condições ambientais ou, muitas vezes, por despreparo da comunidade. Portanto, os participantes devem adotar posturas preventivas, materializadas na expansão da vigilância, desenvolvendo o sentimento de pertencimento social e dissipando a indiferença para com o próximo. Cria-se um vínculo solidário e cada morador passa a conhecer melhor a rotina de seus vizinhos, aumentando a preocupação com os interesses da coletividade. Não é se intrometer na vida do outro, mas, sim, tornar-se solidário para com o próximo.

O Programa prevê a existência de um Tutor, líder comunitário instruído pela Polícia Militar acerca do conceito de prevenção primária, de modo a permitir que ele possa incentivar os demais vizinhos a atuarem preventivamente diante de fatos ou condutas relacionadas à segurança pública. O Tutor será o facilitador do processo de interação entre os moradores, retransmitindo à PM as informações necessárias para o trabalho em conjunto. Desse modo, a comunidade transforma-se, de certa forma, em “olhos e ouvidos” da Polícia Militar.

O grupo também interage por meio do aplicativo “WatsApp”, haja vista agregar facilidades de comunicação em tempo real. Por outro lado, a PM monitora os indicadores criminais e realiza visitas aos integrantes da comunidade, com a finalidade de criar vínculos de confiança mútua, permitindo que a Corporação conheça os reais problemas de segurança pública que os afligem.

Como se vê, o êxito da Polícia não se restringe exclusivamente à capacidade de combater o crime, mas também se faz presente na habilidade de desenvolver comunidades competentes para solucionar seus problemas.

 

Fale com o Comandante

[email protected]

Dúvidas, críticas, solicitações ou sugestões podem ser encaminhadas ao e-mail acima. Por meio de sua assessoria, o Comandante do Policiamento do Interior responderá nesta coluna ou diretamente ao leitor.

A coluna Proteja-se! é coordenada pelo setor de Relações Públicas do CPI-5 e publicada toda sexta-feira no Diário da Região.

 

Comentários

Recomendadas

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 15,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Facilite seu acesso agregando uma
conta de rede social ao seu perfil
Sexo
Confirme seu cadastro

Para acessar nossos conteúdos especiais é necessario que você ative seu cadastro.

Acesse seu e-mail e clique no link que lhe enviamos. Caso não tenha recebebido, digite abaixo seu e-mail.