Cidades

X
  • Terça-feira, 22 de Agosto
  • Se não existe esforço, não tem progresso!
Cidades

Matéria

Domingo, 13.08.17 às 00:00

Cinco utilidades para a câmera do celular

Da Redação
Belisário/Editoria de Arte FICACAM

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do
Diario da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 15,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Belisário/Editoria de Arte FICACAM

Uma simples bolinha na parte traseira do aparelho celular, que também pode ser vista na frente. Não há dúvidas de que estamos falando da câmera e nem de que sua função é tirar fotografias.

Porém, engana-se quem pensa que a única especialidade do dispositivo é fazer selfies e registrar cliques. Está cada vez mais comum o uso de aplicativos que aproveitam a câmera para outras utilidades, que vão muito além de fazer um retrato.

João Paulo Pereira Rodrigues, 26 anos, diretor da empresa de aplicativos de celular New M e diretor financeiro da Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação(Apeti), acredita que a evolução do uso da câmera faça todo sentido. "Não só com a câmera, mas com diversos sensores que estão no aparelho celular, como o bluetooth, que já substituiu o fio do fone de ouvido em alguns smartphones", explica o especialista.

Por meio da câmera, tem sido possível usar no smartphone um aparelho microscópio, o QR code (Quick Response, em inglês), escanear, auxiliar GPS, traduzir ou até jogar. "Isso acontece porque a câmera nada mais é do que um sensor de entrada. Ela serve, assim como o microfone, como um aparelho de entrada de informações ao dispositivo. Com ela, é possível introduzir informação ao aparelho, que dará um retorno ao usuário de acordo com cada aplicativo", conta João Paulo, que considera a câmera uma grande aliada em capturar informações para auxiliar os usuários. (Colaborou Arthur Avila)

 

CAMSCANNER-SCREENS-WINDOWS-PHONE_WEB

Escanear documentos

O aplicativo Cam Scanner, por exemplo, interpreta a foto de um documento como um scanner e dá o devido tratamento à imagem, corrigindo bordas e acertando cores e sombras.

O estudante de Física Ronaldo César de Paiva, 19 anos, utiliza o app há quatro anos, desde que estava no Ensino Médio. "Eu tinha que tirar xerox de muitas folhas e para economizar, eu tirava fotos, até que um dia, mexendo na loja de aplicativos do celular vi a recomendação, achei interessante e comecei a usar", conta o jovem, que achou o resultado melhor pela praticidade. "Eu até indiquei para várias pessoas, inclusive alguns professores, para nos mandarem os conteúdos", disse.

O especialista João Paulo revelou que desde que conheceu o app nunca mais utilizou o aparelho de scanner.

Outras opções de aplicativos: Office Lens, da Microsoft (iOS e Android), Scannable (iOS, Evernote)

 

MYFITNESSPAL-SCREEN_WEB

Contar calorias

Longe de querer salvar documentos, mas preocupada com a aparência e o bem estar, a comissária de bordo Luísa Buosi, 28 anos, usou por um bom tempo o aplicativo MyFitnessPal, uma espécie de contador de calorias. "Quem me indicou foi um personal trainer, pois estava com dificuldade de perder peso e foi muito útil pela contagem de calorias, já que quando eu treinava, eu sabia o quanto eu podia comer a mais e quando não treinava sabia qual era o máximo de calorias para aquele dia", explicou Luísa.

O aplicativo permite que a câmera fotográfica escaneie o código de embalagens de alimentos e incorpore suas informações nutricionais à tabela de ingestão diária do usuário, permitindo um controle mais prático das metas calóricas.

 

GOOGLETRA_WEB

Traduzir palavras e frases

Não tem segredo. O próprio e famoso Google Tradutor lançou seu aplicativo com função para câmera. É só posicionar a câmera sobre uma embalagem de produto escrita em um idioma estrangeiro e visualizar a tradução na hora, pela própria tela do smartphone.

A prática funciona também com outdoors e placas. João Paulo utiliza o app e acha incrível. "Ele substitui as palavras e dá impressão que você está lendo uma placa em português", contou o especialista.

 

SIMPLIFICA_WEB

Corrigir provas

Todo professor vive sufocado com a correção de provas. O app Simplifica surge como um salva-vidas na vida de professores, principalmente aqueles que lidam com grande quantidade de alunos e turmas. Primeiro, cadastra-se no app as turmas, alunos e provas. Depois de ter aplicado a prova e preparar o app, o professor pode iniciar o processo de correção dos gabaritos. Durante a correção, o aplicativo liga a câmera do celular que fará a leitura do gabarito. Na sequência, o professor confere se todas as respostas foram registradas corretamente e atribui o gabarito para um aluno da turma que aquela prova foi aplicada. Depois, é possível ver dados e estatísticas de desempenho no próprio app.

 

BLIPPAR_WEB

Pesquisar objetos e lugares

Além de expandir o conteúdo de revistas e impressos em geral, o Blippar também faz buscas por objetos. É só posicionar a câmera sobre eletrodomésticos, mobiliário e outros bens de consumo, que o app faz pesquisas na web e até redireciona para lojas, caso se deseje comprar o produto.

Em conjunto com o GPS de seu aparelho, você pode, enquanto caminha pela rua, apontar seu aparelho para a rua e obter dicas de lojas, serviços e muito mais.

Comentários

Recomendadas

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 15,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Facilite seu acesso agregando uma
conta de rede social ao seu perfil
Sexo
Confirme seu cadastro

Para acessar nossos conteúdos especiais é necessario que você ative seu cadastro.

Acesse seu e-mail e clique no link que lhe enviamos. Caso não tenha recebebido, digite abaixo seu e-mail.