Cidades

X
  • Terça-feira, 22 de Agosto
  • Se não existe esforço, não tem progresso!
Cidades

Matéria

Domingo, 13.08.17 às 00:00

Astrônomo amador obtém reconhecimento internacional

Marco Antonio dos Santos
Arquivo Pessoal renato_poltronieri
Renato Poltronieri, de Nhandera, participou da descoberta de 23 chuvas de meteoros no céu

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do
Diario da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 15,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Arquivo Pessoal renato_poltronieri
Renato Poltronieri, de Nhandera, participou da descoberta de 23 chuvas de meteoros no céu

É muito provável que o astrônomo amador Renato Poltronieri, de Nhandeara, tenha passado a madrugada deste domingo, dia 13, em claro. O motivo é nobre: registrar em fotos a chuva de meteoros Perseidas e seu balé no céu.

Poltronieri conhece o assunto. Recentemente ele foi reconhecido pela The International Astronomical Union por participar da descoberta de mais 23 novas chuvas de meteoros.

Funcionário da prefeitura de Nhandeara, Poltronieri montou em casa uma estação que captura imagens de meteoros, com telescópios e câmeras conectados a um computador. Todo o seu estudo é regularmente enviado para a Bramon (Brazilian Meteor Observation Network), Rede Brasileira de Observação de Meteoros, entidade composta 82 estações, uma delas na casa de Poltronieri.

Duas novas chuvas de meteoros catalogadas por Poltronieri já tinha sido certificadas em 20 de março deste ano pelo Meteor Data Center, órgão ligado à União Astronômica Internacional Epsilon Gruids e August Caelids, que foi nas noites dos dias 4 e 5 de agosto deste ano.

“Foi uma chuva de meteoros menor, justamente por possuir uma baixa taxa de ocorrência das chamadas ‘estrelas cadentes’. Estimativas iniciais apontaram uma taxa de quatro meteoros por hora”, explica.

As 23 novas chuvas de meteoros certificadas em junho deste ano pela União Astronômica Internacional foram descobertas após três anos de acompanhamento dos céus por astrônomos amadores como Poltronieri.

“Até pouco tempo não existiam registros em volume suficiente para a realização de pesquisas de novos radiantes no hemisfério Sul. Nesse sentido, a Bramon tem feito uma importante contribuição para a ciência, pois através dos registros de capturas de meteoros realizados pelos seus participantes estamos caminhando no sentido de desvendar os segredos por trás dos meteoros observados no céu do Brasil”, diz o astrônomo.

meteoro_renato Meteoro registrado pelo astrônomo amador Renato Poltronieri

Para fazer este trabalho, Poltronieri conta com programa japonês, UFO da Sonotaco, utilizado para as capturas de imagens dos meteoros. O software consegue agrupar os registros de meteoros com características parecidas e determina os possíveis radiantes desses grupamentos. O resultado é validado contra a lista de radiantes já existentes. Caso não esteja na lista, ele é um candidato a novo radiante.

“Este ano vamos ter praticamente uma chuva de meteoro por mês vista no Brasil. Algumas serão perfeitamente vistas a olho nu, outras será necessário telescópio. Mas quem for acompanhar precisa se afastar de áreas muito iluminadas”, explica o astrônomo.

Uma das chances de observar é o fenômeno no Centro Integrado de Ciência e Cultura (CICC), em Rio Preto, ou no Clube de Astronomia dos alunos da escola Darcy Ribeiro, no Santo Antonio, zona norte da cidade. Em setembro deste ano, o Clube de Astronomia entrará para lista de estações de observações da Bramon.

A estação da escola Darcy Ribeiro associada à Bramon terá o nome de Edrom (Estação Darcy Ribeiro de Observação de meteoros).

Comentários

Recomendadas

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 15,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Facilite seu acesso agregando uma
conta de rede social ao seu perfil
Sexo
Confirme seu cadastro

Para acessar nossos conteúdos especiais é necessario que você ative seu cadastro.

Acesse seu e-mail e clique no link que lhe enviamos. Caso não tenha recebebido, digite abaixo seu e-mail.