Rio Preto em Foco

  • Segunda-feira, 25 de Setembro
  • Onde quer que vá, vá com o coração!

Fernando Marques

Fernando Marques é documentarista e historiador da cidade de São José do Rio Preto. Aficionado em filmes de película, em especial Super 8 e 16mm, sua paixão é resgatar imagens inéditas e transforma-las em história.

Sábado, 15.07.17 às 18:20 / Atualizado em 15.07.17 às 18:20

A criação do município

Fernando Marques
Reprodução Rio Preto em Foco - 16072017
Na sequência, a partir da esquerda, o então presidente do Estado Bernardino de Campos, que assinou a lei da emancipação de Rio Preto - na época não existia a figura de governador; livro do historiador Agostinho Brandi; documento que tornou Rio Preto comarca, assinado por Jorge Tibiriçá (à direita)

O dia 19 de março de 1852, fundação da cidade, é a nossa data mais importante? Por muitas décadas não era considerada. A data de 19 de julho era a mais comemorada e reconhecida como a mais importante de todas. Foi ali, em 1894, que o presidente do Estado de São Paulo (ainda não havia a figura do governador), Bernardino de Campos, assinou a lei nº 294, que deu a São José do Rio Preto a sua emancipação político-administrativa. Estava criado o município, desmembrando-se de Jaboticabal.

A cidade primeiramente foi distrito de Araraquara, até 1867. Criado o município de Jaboticabal, Rio Preto passou a pertencer a este nova cidade. A criação do município foi tão importante que, posteriormente, mudou-se o nome da rua principal da cidade, que primeiramente levava o nome do nosso pioneiro, Luiz Antônio da Silveira, e em seguida rua Coronel Adolpho Guimarães Corrêa, para rua Bernardino de Campos.

Em 25 de setembro, quatro meses depois, a Câmara de Jaboticabal realizou sessão para marcar a data da primeira eleição municipal de Rio Preto, indicando o dia 29 de outubro de 1894. A decisão foi cumprida e no dia 29/10/1894, era realizada a eleição, na sacristia da Igreja Matriz, que elegeu a primeira câmara, com 6 vereadores. A criação do município deveu-se ao trabalho desenvolvido por vários cidadãos rio-pretenses, mas a liderança do coronel Pedro Amaral foi fundamental para garantir a emancipação.

 

 

Em 9 de junho de 1904, o Presidente do Estado de São Paulo, Jorge Tibiriçá, assinava a lei nº 903, criando a Comarca de Rio Preto. Mais detalhes sobre os fatos estão registrados no livro “Roteiro Histórico do Distrito São José do Rio Preto 1852– 1894”, do professor Agostinho Brandi. Durante anos a data era comemorada com muita pompa, com a presença de políticos e personalidades ilustres de todo o Estado e até do País. A imprensa local fazia uma enorme cobertura do evento. A nossa companhia de documentários Cometa Filmes, de Sylvio Calabrezzi, registrou vários anos.

Duas grandes comemorações são muito lembradas em homenagem à data. A primeira em 1944, na gestão do prefeito Ernani Pires Domingues, comemorando 50 anos do município. Na ocasião, várias inaugurações foram promovidas, entre elas a da avenida da Saudade e a do Mercado Municipal. A segunda, em 1994, na gestão do prefeito Manoel Antunes, quando foi produzido pelo Comdephact o primeiro grande documentário sobre a história da cidade: “São José do Rio Preto – Um pouco da sua história”, com textos da historiadora Nilce Lodi, imagens de João Serantoni, narração de Cacá Rossetti e edição de Fernando Giroldo. Para lembrar esta data, o poder público municipal criou a Medalha 19 de julho. Hoje a data está um pouco esquecida.

 

Comentários

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 15,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Facilite seu acesso agregando uma
conta de rede social ao seu perfil
Sexo
Confirme seu cadastro

Para acessar nossos conteúdos especiais é necessario que você ative seu cadastro.

Acesse seu e-mail e clique no link que lhe enviamos. Caso não tenha recebebido, digite abaixo seu e-mail.