Diário Tec

  • Segunda-feira, 26 de Junho
  • A vida bem preenchida torna-se longa!
Quarta-feira, 30.11.16 às 22:51 / Atualizado em 30.11.16 às 22:51

Escolas investem em apps para se aproximar de pais e alunos

Gabriel Vital
Guilherme Baffi Thiago Simonato - 01122016
O empresário Thiago Simonato com a filha Sofia: aplicativo informa o pai sobre o cotidiano da criança na escola

Ao longo do dia, o empresário Thiago Simonato recebe fotos da pequena Sofia brincando, dormindo ou se alimentando. Essas pequenas doses de felicidade vêm por um aplicativo, adotado pela escolinha que a filha dele, de um ano e cinco meses, frequenta. A instituição aboliu a tradicional agenda, carregada para lá e para cá pelas crianças com recadinhos, pelo aplicativo Agenda Kids, que permite aos pais acompanhar o desenvolvimento escolar dos filhos.

“O aplicativo é muito funcional e de fácil manuseio, por isso todos os pais aderiram facilmente à inovação”, explica Natúcia Cunto Tadei, diretora da escola Luz da Vida. Segundo ela, os pais recebem um resumo diário sobre o cotidiano da criança na escola com informações sobre como a criança alimentou-se (recusou, menos da metade, metade, mais da metade, tudo, repetiu), se dormiu e por quanto tempo, se evacuou e a característica (sólido, líquido, pastoso), quantidade de fraldas trocadas no dia e quantos banhos precisou tomar

“Eu gosto mais das fotos que recebo. Gosto de ver a Sofia brincando. Minha esposa é que presta mais atenção às informações, como o que ela comeu, se dormiu bem”, diz Thiago. Além do cotidiano das crianças, os pais também recebem comunicados, e a escola, por sua vez, recebe a confirmação da leitura. “Mensagens instantâneas podem ser enviadas diretamente pelo aplicativo e são visualizadas pela equipe da escola. O cardápio semanal de lanches também é outro item ao qual os pais têm acesso”, destaca a diretora da escola.

Educação high tech

Outra escola de Rio Preto também vem investindo em tecnologia, porém, voltada à educação de alunos dos ensinos fundamental e médio. O colégio Anglo anuncia nesta quinta-feira, 1º, a implantação do pacote de ferramentas digitais G Suite For Educacion, do Google. A parceria com a multinacional tem o objetivo de levar para a sala de aula ferramentas que tornam a comunicação entre alunos e professores mais eficaz, colaborativa e criativa.

Um dos aplicativos implantados, e que deve ser utilizado em sala de aula a partir do próximo ano, é o Google Classroom. “Com este recurso, o professor pode otimizar o tempo ao planejar aulas, além de criar e receber tarefas por meio da plataforma, que é acessada pelos alunos”, explica José Dutra de Barros Neto, representante da MsTech, parceira do Google no Brasil e responsável pela implantação do sistema na escola. Faz parte também do pacote de ferramentas o Google Expeditions, aplicativo de realidade virtual que permite ao professor conduzir o estudante por 120 lugares diferentes, em uma experiência imersiva. 

“O aluno recebe um par de óculos de papelão (Cardboard), onde é colocado o smartphone, e pelo tablet o professor pode conduzir os alunos por diferentes cenários. É uma experiência diferente, que tira o estudante daquela rotina de sala de aula e desperta o interesse pela matéria”, diz o especialista. O colégio inaugura nesta quinta, às 10h, o espaço onde os alunos terão acesso a todas essas ferramentas. Durante o evento, aparatos e objetos tecnológicos da Google serão expostos, com apresentação de especialistas.

 

DICAS DA SEMANA

Ajuda para emagrecer

Emagrecer exige disciplina, e ter um aplicativo pegando no seu pé para comer alimentos menos calóricos e fazer exercícios pode ser uma boa opção para quem acha que está acima do peso ideal. Alguns apps cumprem bem esse papel. A coluna separou três deles, que são gratuitos, mas podem cobrar por planos mais elaborados ou personalizados. Confira:

 

 

diariotec_dietaeemagrecer - 01122016

 

 

Dieta e Emagrecer

Desenvolvido com apoio de nutricionistas, o aplicativo traz dicas de dietas para quem quer emagrecer rápido e com saúde. Mas os desenvolvedores alertam: não tem nenhuma fórmula mágica.

 

 

 

 

 

diariotec_desafiofitness - 01122016

 

 

Desafio Fitness

Esse app foi projetado por instrutores físicos profissionais e oferece ao usuário 30 desafios para realizar ao longo do mês. São exercícios para aprimorar o condicionamento físico, além de melhorar a saúde e a boa forma.

 

 

 

 

diariootec_dietaesaúde - 01122016

 

 

Dieta e Saúde

O app funciona como uma calculadora, que analisa seu índice de massa corpórea, além de calcular as calorias ingeridas a cada refeição. É possível criar um diário, com os alimentos que comeu e os exercícios que realizou ao longo do dia.

 

 

 

 

diariotec_netflix - 01122016

 

O botão que todos esperavam

A Netflix finalmente liberou uma das funções mais esperadas: a possibilidade de baixar filmes e séries para assistir offline. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 30, no blog oficial da empresa. A intenção é que os usuários possam usar o serviço em qualquer lugar, mesmo sem conexão com a internet. O botão para baixar, no entanto, não está disponível para todas as produções. A previsão é que a Netflix inclua o recurso apenas em suas produções originais.

 

 

 

diariotec_macbook - 01122016

 

Sem suporte

A partir de 31 de dezembro, MacBooks Pro de 15 e 17 polegadas fabricados no começo de 2011, Mac Mini da metade de 2009 e MacBooks Air de 13 polegadas deixarão de ter o suporte técnico oficial da Apple. A empresa classifica essas versões como obsoletas, ou “vintage”, como a Apple prefere chamar produtos mais antigos. Esse status é aplicado a equipamentos fabricados há cinco ou sete anos e que não possuem peças novas para reposição.

 

Comentários

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 15,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Facilite seu acesso agregando uma
conta de rede social ao seu perfil
Sexo
Confirme seu cadastro

Para acessar nossos conteúdos especiais é necessario que você ative seu cadastro.

Acesse seu e-mail e clique no link que lhe enviamos. Caso não tenha recebebido, digite abaixo seu e-mail.