X
X

Diário da Região

17/07/2016 - 00h00min

artigo

Julho Verde

artigo

NULL NULL
NULL

A simples menção da palavra câncer, assusta qualquer pessoa que a ouve. Não é raro que a palavra seja evitada, transformada em verdadeiro tabu. Referem-se a ela como: “aquela doença”, e muitos nem ousam a usar algum sinônimo menos chocante. Infelizmente esta atitude é fruto de pouca informação a respeito da prevenção desta moléstia, que desde os tempos bíblicos é considerada como mensageiro da morte, rápida e sofrida.

No mundo real a conduta deve ser oposta a essa negação, transformando este temor paralisante, em uma conduta positiva, representada pela prevenção, como está claro no Título deste artigo. A maneira mais natural de evitar o câncer é preveni-lo, com medidas higieno-dietéticas e outras, cada vez mais conhecidas, mas ainda pouco divulgadas.

Essa é a razão das campanhas que permeiam todos os meios de comunicação, o ano inteiro, buscando informar a população de como proteger-se deste mal, que tanto medo infunde às pessoas.

Tornaram-se rotina o “Outubro Rosa”, um programa pioneiro, iniciado por uma moça americana, que sucumbiu à doença, mas fez a irmã prometer-lhe que iniciaria um movimento mundial de esclarecimento sobre a doença e as maneiras de evitá-la. Os resultados foram surpreendentes. Hoje não aderir a um projeto como esse, é tido como um ato de insensibilidade altamente criticável.

O exemplo positivo desta plataforma, deu origem a outras, que ocupam um importante espaço na âmago da sociedade. Cito como exemplo o “Novembro Azul” com o slogan Cuidar da saúde também é coisa de homem! Pregando a prevenção do câncer de Próstata, um desastre na vida das pessoas.

Esse sistema de alerta para a comunidade extrapolou os limites das doenças neoplásicas, com a criação do “Setembro Vermelho”, com implantação de ações preventivas para evitar as doenças cardiovasculares, estas piores que as neoplasias, pois, provocam duas vezes mais mortes que elas.

Hoje apresento-lhes mais uma campanha, o “Julho Verde” com o propósito de evitar o câncer de cabeça e pescoço. Trata-se de uma enfermidade, praticamente negligenciada, mas de alta morbidade e mortalidade quando não diagnosticada a tempo.

Sei que o leitor tem agora a pergunta que não quer calar: afinal, qual a intenção destas cruzadas? A resposta rápida é: prevenir e tratar precocemente o câncer, única maneira de ganharmos esta batalha! A prevenção passa muito perto do diagnóstico precoce do problema, que está escondido ou ignorado.

Pessoas que fumam e bebem têm 20 vezes mais chance de ter tumores de cabeça e pescoço, que aqueles que não tem estes hábitos! Se você é homem, fumante e/ou tem habito de beber, saiba que está em alto risco. Pare com o vício hoje, e procure um especialista para saber como está sua boca, laringe e faringe. Se a doença estiver no começo a chance de cura é de mais de 90%!

Caso você seja mulher, fique atenta às recomendações do “Outubro Rosa”, e se tiver algum “caroço” no pescoço, ele pode ser início de um carcinoma de tireoide, feito o diagnóstico precoce, a cura é de mais de 95%!

Se existem casos de câncer de intestino em sua família, ou tem algum sintoma digestivo é fundamental ser submetido a gastroscopia e colonoscopia, realizadas com “sondas” que conseguem “ver” dentro do tubo digestivo. Muitas vezes no próprio exame é possível extirpar uma lesão, que poderia transformar-se em câncer. Fácil assim. Saúde e Paz!

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso