IMG-LOGO
Home Rosto e Corpo
Beleza

Barba saudável: cosméticos orgânicos para os homens

Jéssica Reis - 01/02/2020 00:12

As pessoas estão cada vez mais preocupadas em levar uma vida mais saudável, que inclui alimentação equilibrada, rotina de atividades físicas e o uso de cosméticos sem substâncias químicas como parabenos, sulfatos, detergentes e metais pesados que podem causar irritação e alergia na pele.

Se as mulheres tem uma infinidade de produtos de beleza sem esses aditivos químicos, os homens também podem cuidar da pele, da barba e do cabelo com as diversas opções de cosméticos orgânicos para cuidar da barba e mantê-ma bonita e saudável. 

Segundo o dermatologista Alberto Cordeiro, especialista em cosmiatria da Horaios Estética, a barba tem folículos que dão à fibra capilar um pelo de uma espessura geralmente maior. "Existe uma predisposição ao ressecamento desse pelo grande. Também é uma área lavada com frequência, exposta a água e sabonetes para lavagem e higiene do rosto, causando o ressecamento muito grande. Essa predisposição ao ressecamento aliada à espessura grande do pelo faz com o produto precise ser específico para que se tenha um resultado cosmético melhor", afirma.

Para o biólogo geneticista, Márcio Accordi, especialista em cosmetologia clínica, diretor da Biozenthi Laboratórios Dermocosméticos e pesquisador de matérias-primas vegetais, orgânicas e veganas, é preciso ficar atento aos cosméticos utilizados e, com isso, aos componentes presentes nessas formulações. "O sulfato existente na maioria dos shampoos e sabonetes, por exemplo, agride o cabelo e os pelos da barba, provocando ressecamento e partição dos fios. Além disso, existem os alergênicos presentes nas formulações, principalmente nas fragrâncias que são utilizadas em produtos para perfumar a pele e cabelo. Estas fragrâncias são desenvolvidas com substâncias potencialmente alergênicas e, em alguns casos, são fortes o bastante para provocar reações alérgicas. Alguns conservantes, como os parabenos, triclosan e methylisothiazolinone, também não são indicados, pois, além de provocarem reações alérgicas, alguns deles apresentam potencial cancerígeno segundo estudos", diz.

A recomendação de Accordi é para dar preferência aos sabonetes, shampoos e hidratantes com o máximo de ingredientes vegetais, principalmente óleos vegetais, que mantém a hidratação natural da pele. Confira a seguir alguns cosméticos desenvolvidos com ingredientes orgânicos para cuidar da barba e da pele dos homens. 

Editorias:
Rosto e Corpo
Compartilhe: