IMG-LOGO
Home Lifestyle
História de Vida

Do interior de São Paulo para Hollywood

Aos 33 anos, Luiz Pessoa conquistou seu sonho de infância: trabalhar com celebridades e morar em Hollywood

Jéssica Reis - 12/10/2019 00:00

Você tem um grande sonho? Já pensou em como conquistá-lo? Se o que está faltando é inspiração para ir em frente, conheça a história do maquiador Luiz Pessoa. O jovem de 33 anos, que cresceu em uma fazenda em Tabapuã, a 50km de Rio Preto, sempre sonhou trabalhar em Hollywood, ao lado de celebridades e de todo o glamour que envolve o lugar.

Luiz começou a trabalhar nas Lojas Lívia, em Rio Preto, daqui foi um salto para São Paulo. Em seguida, determinado a alcançar o sonho, foi trabalhar na China até que conseguiu finalmente chegar a Hollywood. Luiz mora hoje em Los Angeles e é contratado por uma das melhores marcas de maquiagem do mundo, a MAC, desde 2016. A seguir conheça a trajetória de sucesso do jovem maquiador:

"Fui abençoado por passar a minha infância em uma fazenda, no Brasil. Eu não tinha a tecnologia igual as crianças têm hoje em dia, mas a minha infância foi uma experiência incrível. Eu criei meu próprio mundo de Hollywood na fazenda, sempre usando cores, brincando com formas e desenhos. Eu lembro das minhas brincadeiras, eu organizava peças de teatro com os meus amigos e quase todos faziam parte da produção. Quem não era da produção estava na audiência, incluindo os animais da fazenda.

Eu assistia aos filmes de Hollywood e admirava os cabelos e as maquiagens em todas as grandes atrizes. Eu amava os musicais e costumava cantar as músicas sem ao menos entender o inglês. Mas foi ao ver o carinho e cuidado que minha mãe tinha comigo, com meu irmão e minha irmã, nos deixando apresentáveis e bem arrumados, que comecei a sonhar em trabalhar com beleza.

Me mudei para Rio Preto em busca de mais oportunidades. Comecei a fazer curso e a trabalhar em salões, mas percebi que não era o que eu queria. Eu queria trabalhar com criação, eu via revistas e falava: quero fazer isso, quero trabalhar nos bastidores. Procurei as Lojas Livia, mas eles não tinham essa posição de maquiador, então comecei a trabalhar e criei um projeto em que eu trazia a cliente na cadeira, aplicava maquiagem. Depois de um ano e meio recebi uma promoção e me tornei maquiador exclusivo da loja realizando tutoriais de maquiagens para clientes, workshops e eventos, destacados pelas marcas L'Oreal, Matrix e todas as linhas de maquiagens.

Era maravilhoso, mas eu queria algo mais. Eu queria trabalhar na indústria fashion. Eu acompanhei alguns ensaios fotográficos, até que finalmente fui contratado para fazer parte de uma equipe. Eu comecei a fazer maquiagem para campanhas publicitárias, catálogos, capas de revista e televisão.

No começo da minha carreira, aos 20 anos de idade, eu ganhei o meu primeiro prêmio, que foi em primeiro lugar na categoria maquiagem em uma feira de beleza em Rio Preto. Dois anos depois eu ganhei um prêmio, em primeiro lugar novamente, em maquiagem na competição Hair Brasil em São Paulo.

Ao longo do caminho, fiquei animado por ter sido o maquiador para celebridades e personalidades como Heloísa Pinheiro, a Garota de Ipanema; Natália Guimarães, Miss Brasil; e o médico Doctor Ray, mais conhecido como Doutor Hollywood. Eu estava vivendo meu sonho. Nesse período, minha carreira começou a alavancar.

Uma amiga que é modelo estava fazendo um tour na China. Quando eu fiz um trabalho com ela no Brasil, comentei que tinha vontade de trabalhar fora do País. Ela levou meu portifólio para a agência em que ela trabalhava, a JD Artist Management, que hoje não está mais atuando. A agência gostou do meu tabalho e eu fui para a China, em 2013. Consegui o contrato de 6 meses. No início foi um choque de cultura, foi muito difícil. Eu dividia apartamento com algumas modelos. Depois de 5 meses, a agência fez uma proposta para estender meu contrato para dois anos. Nesse período consegui ir para um apartamento e morar sozinho. Além de trabalhar para a agência com produções para campanhas, editoriais de moda, revistas e desfiles, nos meus dias de folga eu fazia cabelos de clientes brasileiros que moravam na China. Fui cultivando meu público, a minha clientela. Aprendi um pouco de mandarim e o meu inglês melhorou muito.

Voltei para o Brasil para visitar a minha família, mas com um projeto de ir para os Estados Unidos. Peguei o dinheiro que eu tinha feito na China e um pouco que eu tinha no Brasil. Fui para Nova York visitar dois amigos. Fui a passeio e tentar pesquisar como funcionava para ser maquiador lá. Depois de Nova York, fui para a Califórnia visitar uma outra amiga em San Diego, e visitei uma das lojas da MAC. Conversei com uma das maquiadoras e marquei uma reunião com a gerente, no mesmo dia, para apresentar meu portfólio e fazer o teste de maquiagem. Fui contratado em menos de um mês. Trabalhei aproximadamente um ano nessa loja e fui promovido para outro setor da MAC, que chama relações de artistas, em Los Angeles.

Eu me mudei para Los Angeles, para atuar nesse setor, que são os maquiadores 'seniors'. Esses artistas trabalham em todas as premiações do Grammy, Oscar, Globo de Ouro, faz seriado, a gente trabalha nos estúdios Universal. Fui morar sozinho, aluguei um apartamento para mim e estou em Los Angeles há quase três anos.

Minha rotina é ir para a academia de manhã, gosto de correr na praia, depois vou para o trabalho. Trabalho no fim de semana também. Vou muito ao cinema, gosto de sair para jantar com meus amigos americanos, também gosto de viajar pelos Estados Unidos. O trabalho não tem uma agenda fixa. Todo domingo recebo um e-mail com os lugares que eu vou trabalhar. Eles enviam o local, horário e a pessoa que vou maquiar. Quando não tem essas produções eu auxilio na loja, fazendo demonstração de produtos ou em cursos de maquiagem. A minha loja base é a de Beverly Hills e também a de Hollywood. Estou vivendo meu sonho de infância"

Editorias:
Lifestyle
Compartilhe: