IMG-LOGO
Home Turismo
Turismo

Os encantos das praias na América do Sul

Arquipélago de Galápagos, no Equador, foi eleito o melhor destino de praia pelo World Travel Awards, o Oscar do Turismo

Jéssica Reis - 15/09/2019 00:02

O Brasil é um país rico em belezas naturais, especialmente pelas inúmeras praias. Não é à toa que teve dois destinos (Fernando de Noronha e Rio de Janeiro) indicados para o prêmio de Melhor Destino de Praia do World Travel Awards, considerado o "Oscar" do turismo mundial. Mas quem levou o prêmio foi o arquipélago de Galápagos. Distante mil quilômetros da costa do Equador, constitui a segunda maior reserva marinha do mundo, com vulcões e extensas áreas verdes. Declarado Patrimônio Natural da Humanidade, Galápagos tem ilhas que abrigam espécies com características únicas.

Galápagos é um paraíso formado por mais de 13 ilhas principais, cinco ilhas médias e 215 ilhotas, abriga espécies marinhas e pássaros exóticos. As ilhas foram descobertas no ano de 1535 e eram chamadas de 'Ilhas Encantadas". E uma curiosidade: Galápagos é o nome dado às tartarugas que medem até dois metros de comprimento. Outro fato importante é que, em 1835, Charles Darwin, depois de visitar o local e observar as espécies que ali viviam, publicou um de seus trabalhos mais famosos do mundo: A Teoria da Evolução das Espécies.

Um dos destaques do destino é a Ilha Santa Cruz. É a primeira ilha mais habitada de Galápagos, está localizada no centro do arquipélago. A ilha é caracterizada pela sua paisagem geológica e pela variedade de sua vegetação, além de belas praias, crateras e túneis de lava.

Os leões marinhos são um show à parte. Na Playa de los Marinos, os simpáticos mamíferos podem ser observados na areia. Eles também são encontrados na Playa de Oro. Já a Playa Mann é muito procurada para mergulho, e para o surfe as praias mais indicadas são Punta Carola, Tango Reef e El Cañón.

A lagosta faz parte da gastronomia das ilhas, desejada pelo sabor, qualidade e maciez de sua carne, rica em vitaminas, minerais e baixo teor de gordura. Uma de suas apresentações do prato é em molho de frutos do mar. Outro destaque gastronômico é o camarão grelhado.

Galápagos pode ser visitado o ano todo. As chuvas vão de dezembro a maio, e as temperaturas são mais elevadas. Entre junho e novembro, a Corrente de Humboldt traz águas geladas.

A lista de indicações ao prêmio de melhor destino de praia da América do Sul inclui Fernando de Noronha e Rio de Janeiro (Brasil), Ilha de Páscoa (Chile), Máncora (Peru), Mar del Plata (Argentina), Margarita Island (Venezuela) e San Andres (Colômbia). Confira a seguir alguns desses destinos:

Fernando de Noronha (Brasil)

Fernando de Noronha dispensa apresentações. O arquipélago é formado por 21 ilhas e apenas 17 quilômetros quadrados. São praias de águas transparentes, areias douradas e ampla biodiversidade. Pertencente a Pernambuco, o distrito é considerado Patrimônio Mundial Natural desde 2001 pela Unesco. A Praia do Sancho é um dos destaques do destino.

San Andres (Colômbia)

A ilha de San Andres está localizada a 700 quilômetros da costa da Colômbia e faz parte de um arquipélago juntamente com Providencia e Santa Catalina Island.

San Andres é famoso pelo seu mar de sete cores. As variações de verde e azul encantam o turista antes mesmo de chegar a terra firme. O ambiente tranquilo e a gastronomia requintada também chamam a atenção.

Uma das praias mais populares é Peatonal, que fica no centro e tem poucas ondas. Já em San Luís, um bairro que margeia a costa leste da ilha e onde estão as praias mais bonitas e as águas mais claras de San Andres.

Ilha de Páscoa (Chile)

A Ilha de Páscoa, no Chile, foi encontrada por europeus num domingo de Páscoa e é considerada uma das ilhas mais isoladas do mundo. O lugar é conhecido pelos gigantes moai espalhados pela ilha, que são estátuas esculpidas em pedras, construídas em culto aos antepassados.

A água que cerca a ilha é cristalina, e embora as praias não sejam o foco principal do local, que é formado por vulcões, há lugares que merecem uma visita. Em Hanga Roa, por exemplo, as pequenas praias são indicadas para mergulho. Já a Playa Pea é procurada por famílias com crianças.

Outra opção é Ovahe, uma pequena praia da ilha, com muitas pedras e indicada para se conhecer durante a manhã, quando o sol incide no lugar. Anakena tem areia clara, coqueiros e algumas barracas, essa é uma das praias que mais faz sucesso na ilha.

Editorias:
Turismo
Compartilhe:

MAIS POPULARES