Diário da Região

19/04/2019 - 00h00min

MERCADO IMOBILIÁRIO

Como avaliar um imóvel antes de fechar negócio

Avaliação envolve pontos cruciais para trazer benefícios e eficiência na hora da negociação

Divulgação Construções recentes são mais valorizadas
Construções recentes são mais valorizadas

São vários os motivos que podem nos levar a trocar de residência: a família cresceu e precisa de mais espaço, a troca de trabalho aumentou a distância entre os pontos ou simplesmente pela vontade de respirar novos ares. Independentemente do motivo, quem quer vender ou alugar o seu imóvel sabe que o desejo é o mesmo: que o negócio aconteça o mais rapidamente possível por um bom preço. E, para que isso aconteça, uma boa avaliação é indispensável.

Avaliar o imóvel possibilitará que você se adeque às legalizações de fiscalização tributária, além de melhorar seu planejamento financeiro e, principalmente, possibilitar a venda, compra ou aluguel do seu imóvel de maneira mais eficaz e justa. Isso porque a rapidez com que o negócio acontece é bastante influenciada pela atratividade do valor em questão e, por esse motivo, a avaliação é importante para que o preço seja realmente adequado para o que está sendo oferecido.

"O benefício de ter essa avaliação antes de colocar para vender ou para alugar é que ele não demore muito tempo para poder realizar e concretizar o negócio. Ela ajuda a vender por um preço a baixo do mercado, mas justo, para que assim atraia o comprador ou locatário", explica o corretor de imóveis Guilherme Neilly.

E para quem está por dentro de como realizar uma boa avaliação do imóvel antes de comprar ou alugar, o preço faz toda a diferença. O estudante Victor de Oliveira diz que, recentemente, ele e a família precisaram se mudar e um do maiores problemas que encontraram foi o preço dos imóveis, que costumavam ser muito acima do que, para eles, o imóvel realmente valia. "Desistimos de algumas casas que tinham as características que procurávamos, que, justamente pelo alto custo, tivemos de recusar", conta o estudante.

Para ter sucesso nas negociações, ao dar início ao processo de venda, compra ou locação da moradia, é importante levar em consideração alguns pontos, como valores de casas semelhantes à sua, dando preferência para aquelas que foram comercializadas recentemente: isso fará com que o seu valor não esteja fora dos padrões. Segundo Neilly, o ideal é "um valor adequado, dentro do mercado, dentro do cenário de hoje. Não adianta pensar em dois anos atrás."

Para isso, o especialista recomenda pesquisar valores tanto de imóveis do seu bairro quanto daqueles que possuam uma estrutura semelhante ao seu. É claro que deverão surgir variações, mas, dessa forma, é possível ter um valor médio estabelecido.

Outra questão importante é a valorização da localização. É preciso levar em consideração o local em que a residência se encontra, pois ele tem grande influência em possíveis valorizações ou desvalorizações futuras. "É bom para quem vai comprar o imóvel saber o que está comprando no mercado, o que acontece no condomínio ou no bairro, não comprar no impulso. E para quem vai vender também não pedir um valor acima do que vale", afirma o corretor. Analise bem questões do bairro como movimentação, centros comerciais, segurança, poluição, área verde, entre outros.

O tempo de existência do imóvel também faz grande diferença no seu preço, afinal, construções mais recentes costumam possuir um valor mais elevado por apresentar uma melhor infraestrutura, enquanto as antigas possuem um maior custo de reforma e manutenção. Saber há quanto tempo aquela estrutura existe tornará ainda mais fácil definir o valor mais justo a oferecer.

Além disso, é indispensável que você tenha ajuda profissional em todo o processo. Apesar de ser fácil entender os critérios nos quais os preços do mercado imobiliário se baseiam, o recomendado é que você sempre possua o auxílio de um especialista na área. Ele terá experiência e preparo para apontar os melhores caminhos a serem seguidos durante a negociação, esclarecendo sempre os benefícios e desvantagens oferecidos.

(Colaborou Larissa Senigali)

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso