Diário da Região

13/04/2019 - 00h30min

POLUIÇÃO DIGITAL

Luz dos eletrônicos acelera envelhecimento da pele

O celular, companheiro 24h por dia, usado sem moderação pode ser muito prejudicial para a pele

Freepik/Divulgação Luz visível de smartphones, tablets e computadores podem contribuir para o envelhecimento precoce da pele
Luz visível de smartphones, tablets e computadores podem contribuir para o envelhecimento precoce da pele

A tecnologia é uma ótima aliada no dia a dia. No entanto, ela também é uma grande vilã para a sua pele, segundo os dermatologistas. O celular, companheiro 24h por dia, usado sem moderação pode ser muito prejudicial para a pele. A praticidade do simples toque das mãos, que traz todas as informações em poucos segundos, pode ser nocivo e antecipar o envelhecimento da pele e o agravamento de casos de rugas, espinhas e alergia.

A dermatologista Viviane Frange afirma que o uso constante de aparelhos eletrônicos pode ser considerado um risco silencioso para a pele. "A exposição crônica à luz visível, que é a luz que enxergamos a olho nu, liberada por esses aparelhos, associada à exposição diária às radiações ultravioleta, pode causar danos ao DNA celular, desencadeando a produção de radicais livres, que são responsáveis por danificar as células saudáveis e promover o envelhecimento precoce da pele com o surgimento de rugas, manchas e flacidez. O rosto, pescoço e o colo são as partes mais afetadas, pois são também as áreas mais expostas a essas radiações."

Viviane explica que o melasma, que é uma mancha escura que aparece no rosto e tem algumas causas, dentre elas predisposição genética, uso de hormônios e exposição solar crônica, pode piorar com a exposição à telas dos computadores, tablets e smartphones. "O níquel presente em alguns botões e estruturas dos celulares pode desencadear uma reação alérgica nas pessoas com sensibilidade a esse material, conhecida como dermatite de contato", revela.

Outro problema dermatológico causado pelos celulares são as acnes. "O atrito constante causado pelo contato dos celulares com a nossa pele, principalmente nas bochechas, pode causar obstrução dos poros desse local e o surgimento da acne", afirma Viviane.

A melhor forma de prevenir os danos causados pelas luzes no geral (raios ultravioletas, infravermelhos e luz visível) é apostar na proteção diária da pele com filtros solares ideais, cuja proteção abrange todos esses comprimentos de onda. "Além de evitar a exposição solar e o contato constante com esses dispositivos, o uso de antioxidantes (orais ou tópicos) ajudam no tratamento e na prevenção de rugas e manchas. Os antioxidantes e os filtros solares devem compor o ritual diário de beleza de homens e mulheres, no intuito de neutralizar os radicais livres e proteger contra a radiação."

O uso de protetor solar é absolutamente necessário. Além disso, outros produtos são indicados para prevenir problemas, proteger ou tratar a pele diariamente. "Para prevenção de manchas e rugas, o ideal é fazer o uso diário de protetor solar de FPS 30 ou mais (com cobertura contra raios UVB, UVA, infravermelho e luz visível) e produtos antioxidantes para neutralizar a ação dos radicais livres. E para tratamento, usar cremes anti-idade e clareadores, cuja prescrição é individualizada e depende da idade e do tipo de pele do paciente."

Envelhecimento prematuro

Adriana Caldas, dermatologista e professora da Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp), confirma que a luz das telas são prejudiciais à pele e ainda podem causar manchas (melasma) e envelhecimento precoce (rugas). "Esta luz é chamada de luz visível e devemos proteger a nossa pele com filtro solar, procurando sempre no rótulo os que contenham proteção contra luz visível. Filtros solares com cor já possuem essa proteção."

Uma boa notícia é que existem tratamentos para reverter os danos causados pela luz. Adriana afirma que é possível fazer clareamento das manchas da pele e das rugas por meio de peeling, laser e produtos com antioxidantes. "Três produtos ótimos para a proteção da pele são vitamina C (tópica), ácidos em geral e muito filtro solar."

Como deixar a pele segura

Uma forma de prevenir e cuidar da pele é usar produtos que formem uma verdadeira proteção 360. A dermatologista Tatiane Batista Almeida, diz que o ideal, para evitar os danos à pele, é fazer o uso de filtro solar com cor. "Hoje já existem produtos que protegem contra a agressão de radiação solar UVA, UVB, luz visível, infravermelha e contra a poluição. Isso impede a formação de manchas escuras na pele ou hiperpigmentação. A aplicação deve ser feita pelo menos três vezes ao dia. A alta frequência garante que estejamos protegidos da manhã até a noite."

Antes mesmo de perceber problemas causados pela luz do computador ou do celular é recomendado buscar por um especialista. Tatiane afirma que é importante sempre procurar um dermatologista para avaliação completa da pele. "Pois cada pessoa tem uma indicação diferente, devendo usar produtos adequados para o seu tipo de pele, por isso antes de investir no melhor protetor solar, procure seu dermatologista."

A especialista afirma que o filtro solar é indispensável no dia a dia. Além disso, os produtos que contenham pigmento oferecem mais segurança. "Esses ativos também funcionam como barreira física, porque conseguem impedir a permeação da luz. Podem ainda ser utilizados fotoprotetores orais e antioxidantes tópicos e orais, um exemplo é a vitamina C, que traz ação antioxidante e potencializa o efeito da proteção solar. Existem ainda aplicativos com filtro para a luz azul. Já o iPhone oferece a função Night Shift que coloca as cores da tela mais quentes." V&A

Saiba mais

A luz provoca alterações nas células responsáveis pela pigmentação, causando manchas, melasma e envelhecimento precoce, pois produzem radicais livres acelerando a oxidação das células. A luz azul é um dos comprimentos de onda mais curtos do espectro visível e segundo estudos científicos mais recentes, tem sido associada à indução da hiperpigmentação duradoura da pele, por penetrar de forma mais profunda

Fonte - Tatiane Batista Almeida, dermatologista

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso