Diário da Região

09/03/2019 - 22h28min

METAL PARA TODA OBRA

Containers conquistam espaço entre estabelecimentos comerciais

Tradicionalmente usados para transporte de cargas, containers são ressignificados em construções comerciais que abrigam restaurantes e até sorveteria em Rio Preto

Mara Sousa Daniel Ribeiro é o arquiteto responsável pelos projetos do Tantô e do Melting:
Daniel Ribeiro é o arquiteto responsável pelos projetos do Tantô e do Melting: "Reutilização de materiais tem ganhado destaque"

Dos navios cargueiros diretamente para as cidades, os containers têm caído no gosto de quem busca uma construção prática, moderna, mais barata e sustentável. Em Rio Preto, esse imóveis já começam a aparecer, principalmente entre os estabelecimentos comerciais, como restaurantes e drive thrus, com diferentes configurações dadas à estrutura de metal.

Devido à versatilidade e à possibilidade de reaproveitamento de material, a opção se tornou uma aposta para estabelecimentos que querem inovar, criando ambientes diferentes. "No mercado atual, em que a preocupação com o meio ambiente vem crescendo e o custo ambiental em breve deve ser embutido nos produtos, a reutilização de materiais tem recebido destaque", afirma o arquiteto Daniel Ribeiro, responsável pelos projetos dos restaurantes Melting Burgers e Tantô Temakeria, que já adotaram o modelo.

Outra empresa que se lançou nessa ideia foi o Chiquinho Sorvetes, que optou por usar a estrutura em sua primeira unidade drive thru na cidade. "Resolvemos abrir em container para diversificar as opções para o nosso franqueado e entendemos que este modelo é o que faltava para nosso portfólio ficar completo", afirma Isaías Bernardes, presidente do grupo. Segundo ele, a ideia tem surtido efeitos positivos. "A loja tem respondido às expectativas e o público está aberto e receptivo ao novo modelo", diz.

O arquiteto explica que a estrutura demora, em média, de dois a quatro meses para ficar pronta, no caso de projetos comerciais de médio porte. Além disso, os containers apresentam vida útil média de 90 anos, caso as devidas manutenções sejam feitas corretamente "Essa durabilidade é muito equilibrada, levando em consideração que uma construção convencional, em concreto armado e blocos cerâmicos, tem vida útil entre 50 a 100 anos, dependendo da qualidade da execução, utilização e manutenção", afirma Ribeiro.

Além disso, como Rio Preto está em uma região onde predominam as altas temperaturas, é preciso tomar alguns cuidados, uma vez que a matéria prima do container absorve o calor. Por isso, é criada uma camada de material de baixa transmitância térmica, que funciona como um bloqueador de temperatura, impedindo a passagem de calor do ambiente externo para o interno. O material mais utilizado para essa finalidade é a lã de rocha. "O conforto ambiental é fundamental para essa tipologia de construção, sendo inclusive uma exigência para aprovação do alvará na prefeitura de Rio Preto", diz o arquiteto.

Container como moradia

Apesar da grande procura por essa estrutura de metal ser direcionada a estabelecimentos de alimentação e escritório, os modelos de imóveis residenciais também tem conquistado seu espaço. Mas, para que um container seja usado como moradia, é necessário que a estrutura seja pensada e aperfeiçoada para garantir a segurança e o bem-estar dos moradores. Entre as exigências, está a apresentação de um laudo de habitabilidade e descontaminação fornecido por um engenheiro químico.

Segundo o empresário Pablo Marconi, proprietário da Só Containers, quando pensando para uso residencial, o modelo apresenta a possibilidade de realizar o projeto em etapas, dando maior liberdade financeira ao cliente. Ele também destaca o baixo custo e a praticidade na construção. "Vejo como vantagem o fato de ser, em média, 30% mais barato e até 70% mais rápido que a alvenaria", afirma o empresário.

Por outro lado, Marconi reforça a necessidade de ter um maior cuidado com o isolamento térmico do container, o que exige acompanhamento total com profissionais especializados em obras desse tipo.

Procurando imóveis em Rio Preto e região? Clique aqui e confira as ofertas de hoje nos Classificados do Diário da Região!

(Colaborou Larissa Senigali)

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso