Diário da Região

20/12/2018 - 17h31min

ANO NOVO, VIDA NOVA

Saiba o que fazer para tirar seus projetos da gaveta em 2019

Especialista elenca quatro dicas para conseguir tirar os projetos da gaveta e entrar em 2019 com disciplina, foco e organização

Pixabay / Domínio público Saiba como conseguir realizar os projetos para um novo ano
Saiba como conseguir realizar os projetos para um novo ano

"Ano que vem eu começo a academia", "em 2019 vou conseguir comprar meu carro ou minha casa", "ano que vem será tudo diferente", mas será mesmo? Essas são as promessas que muitos fazem antes de entrar em um novo ano. Mas, para conseguir realizá-las e até mesmo tirar aqueles projetos antigos da gaveta, é preciso ter muita disciplina, foco e organização.

Com o objetivo de ajudar as pessoas que estão nesta situação, o Diário conversou com a psicóloga clínica e organizacional Silvana Parreira, que listou quatro dicas importantes para conseguir conquistar seus objetivos em 2019, confira:

1 - Tenha foco: coloque uma sequência de prioridades, urgências, emergências. É interessante colocar prazos nessa sequência, assim você consegue observar o que já realizou, o que está atrasado e avaliar;

2 - Fuja das distrações: Algumas atrapalham a realização do seu planejamento. Tenha disciplina e saiba dizer "não";

3 - Seja persistente: não desista diante das dificuldades, dos obstáculos e dos "nãos" recebidos.

4 - Busque o autoconhecimento: coaching/terapia para a conquista dos objetivos, caso você observe que não está conseguindo sozinho.

Por que não consegue cumprir com o planejado?

Mesmo com um esforço para conquistar os objetivos, muitas pessoas acabam desistindo e não dão sequência ao que estava sendo planejado. A especialista ressalta que isso acontece por diversos motivos, sendo que cada pessoa pode ter uma dificuldade. "Algumas apresentam falta de disciplina, falta de foco, procrastinação, desorganização e até por falta de autoconhecimento, realizam um planejamento que não condiz com seus objetivos e sonhos", afirma.

Ainda segundo a psicóloga, quem não consegue tirar os projetos na gaveta deve fazer uma avaliação e se questionar: "Porque não consegui? Quais foram minhas dificuldades? Como mudar o meu comportamento para conseguir?"

E o que fazer quando o planejado não supriu as expectativas?

Silvana explica que o planejamento precisa ter prazos para as realizações, porém é preciso ser flexível com os imprevistos. "Se planejou e ainda não está satisfeito? Refaça seu planejamento", destaca.

"Fazemos sempre o planejamento anual, mas não podemos deixar de fazer o semanal, o quinzenal e o mensal. Precisamos sempre colocar no nosso dia a dia os objetivos e sonhos, e cada dia buscar a realização, são eles que nos motiva", finaliza.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso