Diário da Região

17/11/2018 - 21h21min

ESPAÇOS PEQUENOS

Como manter a vida do seu pet saudável morando em apartamento

Especialista dá dicas para que cães e gatos tenham uma boa vida, mesmo vivendo em espaços limitados

Pixabay/Banco de Imagens Cães precisam da atenção constante do dono para ter uma vida saudável.
Cães precisam da atenção constante do dono para ter uma vida saudável.

Conviver com animais de estimação dentro de casa é comum para a maioria das pessoas, mas quem mora em apartamento encontra algumas dificuldades. A principal delas é adaptação do animal ao espaço limitado. Estresse e obesidade são problemas que os pets podem adquirir em ambientes pequenos. Afinal, assim como nós, os animais de estimação também precisam fazer atividades físicas para que tenham uma vida saudável.

Para o médico veterinário Marcelo Augusto Koury, o apartamento em si é um ambiente pequeno e fechado para o animal, independentemente do tamanho do imóvel. "O animal precisa de interação com outros animais, com outros ambientes", diz o especialista.

Mas, como driblar esse problema e proporcionar uma vida boa para seu animal de estimação, mesmo morando em apartamento? A pedido do Diário, o veterinário separou algumas dicas. Confira a seguir:

Ele ainda seguiu dando dicas e alertando problemas que o animal pode adquirir ficando tanto tempo trancado.

1. Cuidado ao deixar seu pet preso

Muitas pessoas acreditam que os gatos são autossuficientes, que não precisam de ajuda ou carinho nenhum, mas isso não é verdade. Mesmo tendo, aparentemente, um comportamento mais calmo, esses felinos não costumam mostrar que estão estressados e precisam de contato com o dono.

Nos gatos, o estresse pode causar doenças como a tricotilomania, que faz com que o animal arranque o próprio pelo, além da cistite (nas fêmeas), que faz com que o bicho fique com dor na hora de urinar.

No caso dos cães, eles podem ficar irritados mais facilmente por falta de estímulos ou contato com o dono. Normalmente, acabam se tornando animais mais medrosos por não terem contatos com outros cães e outros seres humanos. Um dos problemas que o estresse podem trazer ao cão é que ele começa a "roer" as próprias unhas. Normalmente, começa lambendo a ponta das patas e mordiscando as unhas, chegando ao ponto de quebrar.

2. Há raças específicas para apartamentos

Cão de pequeno porte é o ideal para apartamento, pois ele vai ter espaço para transitar. O dono pode ter a raça que quiser, mas o que vai fazer a diferença é a qualidade de vida que o animal vai levar. Quanto maior ele for, menor será sua qualidade de vida.

3. Faça o animal se exercitar

De que o gato precisa?

Contato com o proprietário é fundamental para qualquer animal de estimação. Como os gatos normalmente detestam coleiras para passear, os brinquedos são fundamentais para uma vida saudável. Arranhadores e objetos para escalar são os preferidos deles.

De que o cachorro precisa?

O cachorro não só gosta de contato com o dono, como realmente precisa dessa interação. É importante levá-lo para caminhar de duas a três vezes ao dia. Isso traz um benefício muito grande para o animal. Também é importante deixá-lo com brinquedos, como bolinhas e ursinhos, que estimulam sua criatividade.

4. Se necessário, encontre uma creche para animais

A creche para animais funciona como uma colônia de férias para cães e gatos. Os treinadores colocam os pets para ficar em conjunto. Em alguma dessas creches, cães têm acesso à piscina para brincar, enquanto os gatos têm locais para subir.

A creche serve para pessoas que têm o dia muito cheio e passam pouco tempo e casa. São tantas atividades durante o dia que o pet chega em cansado, a ponto de chegar em casa e dormir.

Fonte: Veterinário Marcelo Augusto Moraes Koury.

(Colaborou: Luciano Ramos)

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha?
Não lembro a minha senha!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso