•   
06/12/2017 - 18h31min / Atualizado 07/12/2017 - 09h22min

QUERIDINHO

Bacon é versátil e pode contribuir para elevar um prato

Quase unanimidade, é difícil - ou quase impossível - encontrar alguém que realmente não goste

Mariana Nogueira/Divulgação Alguns dos destaques do cardápio do Bring The Bacon, restaurante em que o bacon é a estrela: tiras de bacon crocantes, croquete de feijoada e lanche de pernil com vinagrete
Alguns dos destaques do cardápio do Bring The Bacon, restaurante em que o bacon é a estrela: tiras de bacon crocantes, croquete de feijoada e lanche de pernil com vinagrete

O bacon é um dos ingredientes mais amados pelo brasileiro. Quase unanimidade, é difícil - ou quase impossível - encontrar alguém que realmente não goste. Do cheio durante o preparo ao seu sabor marcante, tudo nele chama a atenção e, para muitos, é a grande estrela nos mais variados pratos, do tradicional hambúrguer a pizzas e macarrão. Alguns chegam a dizer que, com bacon, qualquer comida fica melhor.

Deixando os exageros de lado, não dá para negar que esse ingrediente tão amado da cozinha contribui muito para uma infinidade de receitas, especialmente por sua versatilidade, como afirma o chef Kleber Lemechewsky, do Le Grand Chef.

"O bacon é muito versátil e não só com o uso da carne em si. Ele tem a característica marcante de ser um defumado, então, ao utilizá-lo, já se espera que ele vá contribuir com esse sabor. Ele pode ser aproveitado de várias maneiras, inclusive sem estar diretamente no prato. Se colocá-lo em uma frigideira sem óleo nenhum e ligar o fogo, ele vai começar a suar sua gordura, o que permite que você a use no lugar do óleo ou da manteiga no preparo dos alimentos, dando o sabor do bacon ao prato. Já o bacon frito pode ser usado para decorar na hora de servir."

Mas mesmo com toda essa versatilidade, não é com todo prato que o bacon proporciona o casamento perfeito. Quando não há a conexão de sabores, o bacon pode se sobressair tanto que acaba anulando os outros ingredientes. "Mas mesmo nos pratos que combinam, não podemos exagerar. A regra que vale para qualquer ingrediente, como sal, pimenta, canela, qualquer coisa, também vale para o bacon. Tudo deve ser equilibrado", explica Kleber.

Na hora da harmonização, segundo o chef, o bacon casa muito bem com a própria carne suína, sua origem, e com a carne de frango. "O que muita gente não sabe é que ele harmoniza demais com atum fresco, com camarão. Um medalhão de atum fresco é excepcional. E também com doce, algo mais ousado, mas que dá certo. Sobremesa com bacon. Já a carne de cordeiro, por exemplo, se misturada com bacon perde todo o seu sabor."

Casamento perfeito

Uma das melhores combinações na culinária mundial é entre o bacon e o ovo, por isso o macarrão à carbonara é um prato que não pode faltar quando se trata do ingrediente, afirma Kleber. "Uso a gordura retirada do bacon para o preparo colocando o macarrão já cozido e as gemas dos ovos emulsionadas. O que vai dar o sabor e aquele aspecto defumado ao prato é a gordura do bacon. Já o bacon frito, retirado, será um elemento complementar após o prato pronto."

Carro-chefe

A paixão pelo bacon e a vontade de trazer um negócio que se distanciasse do que já existe em Rio Preto levou o empresário Alessandro Rodrigo Hegueduch a investir tudo ingrediente para o seu novo empreendimento, o restaurante e choperia Bring The Bacon, inaugurado agora no fim de novembro.

No Bring The Bacon, o bacon está em praticamente todos os pratos, seja como a estrela principal ou como complemento. São mais de 30 opções entre petiscos, porções e lanches que nascem em torno do ingrediente.

Entre os destaques, Alessandro aponta a porção de tiras de bacon crocante. "Elas são preparadas em um processo especial que as deixa sequinhas e bastante crocantes. Nunca tinha visto uma porção só de bacon e é isso que oferecemos com essa novidade."

Também chama a atenção o croquete de feijoada em que o bacon vem como recheio. "Ele é diferente do bolinho de feijoada. Aqui, o recheio é cremoso, e ainda conta com pedacinhos de bacon, além das tiras de acompanhamento", explica o Alessandro.

Há ainda o tradicional lanche de pernil com vinagrete que aqui também conta com o bacon no preparo. "Foi a forma que encontrei de oferecer lanches sem recorrer aos hambúrgueres", conta o proprietário do Bring The Bacon.

Explosão de sabor

Na Santo Fogo Hamburgueria e Steakhouse, o bacon faz parte de um dos aperitivos sensação da casa, o Vulcão. Um medalhão de carne moída de Angus recheado com mussarela e catupiry envolvido por fatias de bacon e regado com molho de gorgonzola.

"O bacon é o protagonista do prato, faz a harmonização com os demais ingredientes e oferece sabor particular ao Vulcão. É uma verdadeira explosão de texturas, aromas e sabores. Os clientes amam bacon e ele é um fator relevante na hora da escolha do prato a ser pedido", afirma Enio Garcia, sócio-proprietário do Santo Fogo.

Até na cerveja

Divulgação Para ganhar o sabor característico, a cerveja é produzida a partir de malte defumado
Para ganhar o sabor característico, a cerveja é produzida a partir de malte defumado

A versatilidade do bacon é tão grande que o ingrediente se tornou elemento de uma cerveja artesanal, a Bamberg Rauchbier, uma das queridinhas do Blaze Beef and Bar, casa especializada em carnes.

"Para ganhar o sabor característico, a cerveja é produzida a partir de malte defumado. A cerveja é típica da Alemanha, 'rauch' significa fumaça. O caráter de esfumaçado de madeira pode variar de sutil para bastante forte e pode parecer defumado, lenhoso ou de bacon", explica Angelo Henrique Abdalla, sócio proprietário do Blaze Beef and Bar.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso