•   
06/12/2017 - 18h31min / Atualizado 06/12/2017 - 21h40min

GENTILEZA E AMOR

Carpinejar faz observações sobre o cotidiano com muita sensibilidade e emoção

Escritor participou do seminário Literatura, Cultura e Informação na Era Digital, promovido pelo Diário da Região e Iguatemi

Jhonny Torres Cheio de personalidade e peculiaridade, o escritor, jornalista, poeta, cronista e apresentador Fabrício Carpinejar falou diretamente sobre o cotidiano com o público, que lotou a sala 2 do Cinépolis, do Shopping Iguatemi
Cheio de personalidade e peculiaridade, o escritor, jornalista, poeta, cronista e apresentador Fabrício Carpinejar falou diretamente sobre o cotidiano com o público, que lotou a sala 2 do Cinépolis, do Shopping Iguatemi

"É preciso rir de si mesmo". "Gentileza é amor em movimento". "Elimine a síndrome da grandeza." "Felicidade é estar aqui, sem pensar em nada". "Não banque a vítima, nem assuma o coitadismo". "Crise é uma oportunidade". "Quem ama repõe água na forma de gelo". "Alegria é como infiltração de água na parede. Não dá para fugir dela". "Todo feio é inteligente"."Quem tem sempre razão e orgulho, perde a chance de viver um grande amor".

Estas foram algumas das frases ditas por Fabrício Carpinejar no seminário Literatura, Cultura e Informação na Era Digital, promovido pelo Grupo Diário da Região e Shopping Iguatemi. Na manhã desta quarta-feira, 6, o escritor, jornalista, poeta, cronista e apresentador bateu um papo com o público sobre literatura, intimidade, relacionamento, família e redes sociais na palestra Contadores de histórias e multiplicadores de emoções: O amor na vida real e na web.

Com sotaque da região sul e um humor nato, o poeta pop começou o encontro defendendo a cafonice. O cafona, segundo ele, gosta das coisas simples do dia a dia e nunca se sente melhor que o outro. "É a pessoa que usa pantufa e pijama, é a primeira que entra na piscina em um churrasco e rouba brigadeiro da festa infantil. No entanto, não isola os outros ou faz agressão verbal ou virtual. São pessoas verdadeiras."

Um dos momentos mais emocionantes do encontro foi quando Carpinejar falou da família. Segundo ele, sua mãe foi e é muito importante em sua vida. Aos sete anos, uma professora disse que ele não tinha condições de ler e escrever. Na mesma época, um neurologista disse que ele tinha retardo mental. Depois destes dois diagnósticos, a matriarca tirou licença do trabalho e em dois meses ele estava lendo e escrevendo melhor que as outras crianças. "Diagnóstico não é destino."

Carpinejar disse ainda que sua mãe tinha uma caixa com botões de roupas em sua casa. "Ela tinha todos os modelos do mundo e costurava os botões no meu próprio corpo quando eu perdia. Hoje, entendo que ela estava me fechando com afeto e ternura, fé e esperança. Com este gesto delicado, ela me abraçava", afirma emocionado. 

Na palestra, ele também falou da importância de cuidar dos pais na velhice. "Eles não querem ouvir um pedido de perdão ou uma declaração nas redes sociais. Os pais querem que vocês estejam com eles, todos os dias." Carpinejar disse que se emociona quanto entra na casa de alguém e vê barras de ferro no banheiro, por exemplo. "Entendo que ali mora alguém que cuidou de um pai doente."

Relacionamento amoroso também foi um dos temas abordados. "Hoje as pessoas descartam as outras quando elas estragam, como se fossem objetos. No entanto, é preciso consertar e não eliminar. Temos que lembrar dá época do telegrama, do leite fervido. Fui usar caneta aos 13 anos porque o meu irmão mais novo aproveitava os livros no próximo ano letivo. Hoje, as pessoas precisam resgatar a paciência e o cuidado com o outro. "

Baseado no tema do seminário, Carpinejar falou como as redes sociais mudaram a intimidade das pessoas. "O casamento é frágil, difícil. Se você não quer se empenhar, o melhor é que fique solteiro. É preciso ser corajoso. Mulher, em especial, não gosta de homem medroso. Neste cenário, não basta ser leal apenas na web, tem que ser fiel na vida real. Tem que dar like nas fotos também, se não sua parceira vai achar que você tem vergonha dela", revela.

Segundo ele, é preciso também parar de postar apenas fotos de pratos finos em restaurantes chiques no Instagram. "Tem gente que quer tanto agradar ou se exibir que deixa a comida esfriar. Quero ver publicar foto do estrogonofe do dia a dia." Carpinejar afirma que está faltando autenticidade na vida das pessoas. "Por isso que falo novamente sobre a importância de ser cafona. As pessoas precisam parar de ter compulsão pelo outro e sim ter por si mesmo. Eu sabia que não era bonito, mas aprendi a lidar com as dificuldades com humor e ser feliz."

Personalidades falam sobre literatura em mesa redonda

Jhonny Torres Patrícia Reis Buzzini falou sobre seu blog Entre Livros e Palavras
Patrícia Reis Buzzini falou sobre seu blog Entre Livros e Palavras

Após a palestra de Fabrício Carpinejar, iniciou-se uma mesa redonda formada pela professora Claudia Ceneviva Nigro, a jornalista e cronista Elma Eneida Bassan Mendes, a tradutora e doutora em estudos linguísticos Patrícia Reis Buzzini, o escritor e jornalista Raul Marques, e o escritor e jornalista Romildo Sant'anna.

Cada personalidade falou um pouco sobre literatura, cultura e informação na era digital inspirada em suas experiências profissionais.

A professora Claudia Nigro detalhou, por exemplo, da autora de romance fantasmagórico Lilian Carmi, que lançou Lost Boys, uma série que lembra a saga Crepúsculo. Com o trabalho, ela está fazendo barulho entre os fãs de fantasia e conta hoje com 35 milhões de leitores. "Ela começou a escrever no Wattpad, que é plataforma online. É preciso explorar este mundo virtual."

Patrícia Reis Buzzini contou um pouco sobre seu blog Entre Livros e Palavras. "Ele surgiu com o objetivo de aproximar o público da literatura contemporânea. Nestes três anos, entrevistamos grandes escritores, que inclui Luis Fernando Veríssimo." Outra intenção do blog é detalhar algumas obras e saber das motivações dos autores, fomentar o trabalho de escritores locais, assim como eventos literários. "Com a internet, tivemos que reinventar a produção e isso é maravilhoso."

Elma Eneida Bassan Mendes contou um pouco sobre como usa a internet para compartilhar seus textos que falam sobre amor, cotidiano, Deus e esperança. "Gosto de compartilhar coisas boas. Na internet, posso multiplicar." Raul Marques afirma que com a internet, nada é mais como antes. "O caminho foi encurtado", afirma ele, que se define como um apaixonado pelas palavras e histórias. Já Romildo Sant'anna revelou que a internet surgiu para que suas obras chegassem aos quatro cantos do mundo. "Ela mudou a forma como hoje nos comunicamos."

Sucesso

O público lotou a sala do Cinépolis. O empresário Beto Braga foi dos participantes e elogiou a iniciativa. "Hoje o Diário da Região presenteou Rio Preto com uma palestra de um escritor, influencer e um frasista ímpar. Ele tem uma inteligência rara, senso de humor fino e uma sensibilidade que só quem, apesar das dificuldades da vida, tirou boas e corretas lições."

A relações públicas Marcela Pinoti afirma que a palestra de Fabrício foi muito leve. "Gosto desse olhar leve para a vida. O transformar ser feio em ser inteligente, bom e capaz, é uma lição de vida para as pessoas com baixa estima."

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso