• Onde quer que vá, vá com o coração!   
11/10/2017 - 19h10min / Atualizado 11/10/2017 - 22h38min

Painel de Ideias

A perspicácia musical de Bix Beiderbecke

Ficou conhecido tanto como ótimo compositor quanto como exímio solista. Como explicam Morton e Cook, ele era essencialmente um trompetista e pianista autodidata

Divulgação Fernando Aparecido Poiana | fernando_poiana@hotmail.com
Fernando Aparecido Poiana | [email protected]

Bix Beiderbecke teve uma carreira tão breve quanto musicalmente distinta. O músico, morto aos 28 anos de idade, deixou como legado uma discografia relativamente curta, embora repleta de temas harmônica e melodicamente instigantes, marcados por uma sonoridade festiva que encapsula com apuro a atmosfera histórico-cultural dos anos 1920 nos EUA.

No livro ‘The Penguin Jazz Guide’, Brian Morton e Richard Cook citam uma fala conhecida de outro jazzista, Randy Sandke, para explicar a importância da música de Beiderbecke: ‘se Louis Armstrong é o Sófocles do jazz, Bix é seu Ésquilo, outro mestre clássico que estabeleceu um padrão a partir do qual todos os sucessores devem ser julgados. Assim como nos grandes classicistas, nenhum gesto é desperdiçado, e espontaneidade e lógica são intimamente interconectadas’.

A analogia criada por Sandke e mencionada por Morton e Cook é, de fato, pertinente. Ela aponta para o senso de equilíbrio entre composição e improvisação, e entre autocontrole musical e liberdade de expressão que formam os pilares do jazz de Beiderbecke. Esses traços estéticos podem ser ouvidos tanto em músicas escritas pelo próprio Beiderbecke, como ‘For No Reason At All in C’, ‘Riverboat Shuffle’ e ‘I’ll Be with a Friend with Pleasure’, quanto em regravações dele junto a diferentes orquestras, como ‘Jazz Me Blues’, ‘Since My Best Girl Turned Me Down’ e ‘I’m Coming Virginia’.

Beiderbecke ficou conhecido tanto como ótimo compositor quanto como exímio solista. Como explicam Morton e Cook, ele era essencialmente um trompetista e pianista autodidata. Por isso mesmo, suas composições e solos são permeados por um forte caráter intuitivo. Isso, contudo, não implica em falta de organização formal em sua música. A grande destreza de Beiderbecke como instrumentista e o seu fraseado consequente apontam para uma concepção musical cuja coerência interna reside na sobreposição do instinto melódico e da sistematização harmônica. Seu senso rítmico aguçado e sua técnica refinada completam a complexa equação musical que forma seu estilo.

Esses elementos levam Morton e Cook a afirmar, com razão, que as gravações de Beiderbecke mostram que ‘não há nada descontrolado ou selvagem no seu modo de tocar’. Com isso, Morton e Cook destacam como marcas do estilo de Beiderbecke a ‘sua maestria sutil, sua eloquência tranquila e segura e improvisação precisa’, o que ouvimos em ‘My Melancholy Baby’ e ‘Ol’ Man River’, por exemplo.

Seja como compositor ou instrumentista, Beiderbecke sempre dosou técnica e musicalidade com raríssima perspicácia, desenvoltura e senso estético. Com sua intuição musical acerada, Beiderbecke conseguiu, sobretudo, demarcar inequivocamente a fronteira entre o pedantismo pseudo-criativo, essa mesquinharia que aproxima os artistas menores, e o refinamento estético dos músicos genuinamente imaginativos e talentosos.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 15,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso