• Onde quer que vá, vá com o coração!   
11/10/2017 - 20h11min / Atualizado 16/10/2017 - 12h30min

Diário Tec

Como proteger sua conta no WhatsApp

No Mês da Segurança Cibernética, Diário Tec mostra formas de aumentar a segurança no app de mensagens

Guilherme Baffi Com a verificação em duas etapas, usuário cria uma senha para proteção
Com a verificação em duas etapas, usuário cria uma senha para proteção

O WhatsApp é utilizado por mais de 120 milhões de brasileiros. É um dos aplicativos mais usados no Brasil e, como em todo lugar que reúne muita gente, é preciso estar atento às medidas de segurança.

Uma das formas de reforçar a proteção de sua conta no aplicativo é ativar a verificação em duas etapas. “Isso exige uma senha para realizar a instalação do WhatsApp em um telefone novo. Útil para dificultar a instalação do programa em um celular clonado com seu número”, explica o especialista em segurança da informação Atanaí Ticianelli, da CMSec, de Rio Preto.

Quando ativado, o recurso pede que o usuário defina um PIN, uma espécie de senha de seis dígitos que deve ser informada sempre que aquele número de celular for cadastrado em um novo dispositivo. Isso evita que alguém tenha acesso indevido à sua conta na plataforma mesmo em caso de número clonado ou furto do chip, por exemplo. Para ativar o recurso, basta acessar “Configurações”, clicar em “Conta”, depois em “Verificação em duas etapas”.

Outra maneira de proteger sua conta é fechando todas as sessões do WhatsApp Web no celular. Atanaí explica que quando o usuário abre o mensageiro em um computador, o acesso pode ser mantido mesmo depois que o navegador é fechado. Para encerrar as sessões ativas, é necessário clicar em “WhatsApp Web” e, depois, em “Sair de todos os computadores”.

O especialista em segurança recomenda ainda redobrar a atenção em relação a aplicativos desconhecidos, que podem ser maliciosos. “Um único aplicativo malicioso pode capturar o que você digita no WhatsApp, ou mesmo gravar suas chamadas. Busque informações sobre a reputação de aplicativos antes de instalá-los”, afirma Atanaí.

Trending

Assistente virtual

O Facebook lançou na última terça-feira, 10, no Brasil, a M, uma assistente virtual do Messenger baseada em inteligência artificial. A partir de agora, a assistente vai passar a enviar sugestões aos usuários durante as conversas. Segundo o Facebook, o robô oferece ações úteis diretamente na janela de chat. O recurso está disponível no aplicativo do Messenger para Android e iOS.

Feira Virtual

Está no ar a feira virtual com as invenções de alunos das escolas e faculdades de tecnologias (Etecs e Fatecs) do Centro Paula Souza. Os projetos participantes estarão expostos on-line até o dia 10 de novembro e podem ser vistos pelo site fetepsvirtual.cpscetec.com.br. Por lá, é possível caminhar pelos estandes em um cenário virtual, onde os visitantes têm acesso aos banners e podem assistir aos vídeos dos projetos. Ainda é possível selecionar seus temas favoritos por meio de um menu inteligente.

Divulgação Marco Pigossi com o boné da Ford
Marco Pigossi com o boné da Ford (Foto: Divulgação)

Contra cochilo

A Ford criou um boné (foto) para evitar que motoristas cochilem ao volante. O público-alvo são os motoristas de caminhão, que sofrem com o sono durante as longas viagens. Batizado de “Boné Alerta”, o dispositivo vem equipado com sensores capazes de monitorar os movimentos da cabeça do motorista. Se o boné perceber que o usuário está caindo no sono, emite alertas sonoros e vibratórios para despertá-lo.

Fora do ar

O Facebook apresentou instabilidade em todo o mundo nesta terça-feira, 11. Quem tentou acessar a rede social por volta das 13h, certamente teve problemas. O site Down Detector recebeu mais de 3,5 mil relatos de usuários brasileiros que não conseguiram entrar na rede social. Por volta das 14h30, a plataforma começou a voltar ao normal. O Facebook não informou o motivo da instabilidade.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 15,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso